Onde as ruínas ainda contam a sua história.

A Aldeia Esquecida do Cachão

Perdida entre as colinas de Trás-os-Montes encontramo uma aldeia fantasma, uma aldeia perdida, uma aldeia vazia. No seu tempo Cachão, hoje não é mais que um acumulado de ruinas, um acumulado de casas esquecidas, abertas como se quem aqui habitou apenas fugiu, sem se preocupar com o que ficou para trás.

Ainda se reconhece o que seria o lagar da aldeia, a casa daquele que seria o mecânico, a casa do que veio a ser o "Senhor Doutor", e as casas ditas do povo, com suas hortas, suas lojas para animais.

Reconhece-se o cariz rural, dependente da agricultura local, de um povo que vivia do que produzia e deste ou daquele biscato.

Aldeia católica, ideia sustentada pela pequena capela, no fundo do "povo", não longe do ribeiro.

A falta de acessos viáveis condenou a localidade ao abandono, à ruína. Pois pouco resta a não ser isso, ruínas, casas derrubadas e alguma da mobília que foi deixada, reconhecível no meio dos escombros. E alguns quartos, quase intactos, nas poucas casas que resistiram, havendo mesmo uma mesa ainda posta, numa varanda, o que nos leva a pensar que a última refeição fora no verão, antes de partir... para sempre.

Mas se a vida se foi, a alma ficou. Ouvem-se os múrmurios da terra, embalados pelo correr do ribeiro, um pouco mais abaixo. Permanece no ar a imaginação de quem por cá passa e sente que em tempos, estas ruelas de terra batida, estas casas, estes pátios, tiveram mais que múrmurinhos e sons da natureza.

Comentários

Data 17-11-2010
De bmx
Assunto Cachão

Que pena esta aldeia.

 

© 2010 Todos os direitos reservados.

Crie o seu site grátisWebnode